Automação - Programação de CLPs, supervisórios e acionamentos

Os meios de produção modernos são dependentes de sistemas de automação, desde de controles simples de temperatura, pressão ou contadores de unidades até sistemas complexos com controle de linhas de produção completas, com armazenamento de informações de processo, rastreabilidade, controle de estoque, logística e interface com sistemas de gerenciamento.

Os sistemas de automação podem ser divididos em:

  • Acionamentos (inversores, servo motores, etc);
  • Programação de CLPs;
  • Sistemas de supervisão SCADA, software supervisório.
 

Os acionamentos, em geral inversores de frequência e servo-motores que fazem diversas formas de controle controles em motores elétricos, como velocidade, sincronia, posição, torque, entre outros. Esses acionamentos se integram aos sistemas de automação através de interligação elétrica com as saídas e entradas dos CLPs ou através de protocolos de comunicação. Estes acionamentos, para integrarem o sistema de automação, precisam de um correto dimensionamento, parametrização e configuração.

Os programas de CLPs são os responsáveis por ordenar o funcionamento de um sistema de automação, controlam todos os acionamentos, a instrumentação, as interfaces de visualização e os protocolos de comunicação. Os programas de CLP devem ser desenvolvidos de forma estruturada, com a geração de fluxogramas, grafcet e relatórios, gerando uma documentação que facilite sua alteração, em função de mudanças no processo e possibilitando o seu acompanhamento pelo cliente, garantindo que irá se adequar necessidades do sistema de produção.

Os sistemas de supervisão servem como uma interface entre operadores e os sistemas de automação, indicando as tarefas e formas de atuação que o sistema deve seguir, mostrando ao operador as características e informações da produção e das necessidades de manutenção do sistema. Além disso, pode gerar banco de dados, possibilitando a rastreabilidade da produção e interligação com sistemas de gerenciamento e logística.

Possuímos grande experiência em projetos de automação, desde os mais simples aos mais sofisticados, garantido robustez do processo produtivo, ganho de produção, economia de energia, com o dimensionamento preciso de equipamentos proporcionando uma redução do custo de investimento.

Entre em contato:(41) 3319-8307