Manutenção preventiva com termografia e medições elétricas

Pela manutenção preventiva visa-se a correção de falhas em máquinas e equipamentos precocemente, evitando-se assim prejuízos e riscos de interrupção da produção. Trata-se de uma ação planejada e sistemática de tarefas de prevenção de forma constante, envolvendo programas de inspeção, reformas, reparos, entre outros.

Parte importante da manutenção preventiva em equipamentos elétricos é a análise termográfica (ou termografia), que possibilita a medição da temperatura e a formação de imagens térmicas de um determinado componente, equipamento ou processo, por meio de radiação infravermelha. Com ela permite-se visualizar potenciais problemas nos circuitos elétricos da instalação, que podem vir a ocasionar consumo excessivo e rompimento do fornecimento de energia e, até mesmo, focos de incêndio. Detectam-se problemas à distância em sistemas mecânicos, onde outras técnicas de monitoramento não alcançam.

A medição das condições de resistência de isolação dos componentes elétricos é fundamental para a manutenção preventiva de equipamentos elétricos, ajudando a prevenir falhas graves, como curtos-circuitos, aquecimentos e degradações completas dos equipamentos. O megômetro é o instrumento usado para medir resistência de isolação, permitindo detectar e diagnosticar falhas nos equipamentos elétricos. Seu funcionamento tem como base que, aplicando-se uma tensão de corrente contínua a um isolante, a corrente que circula através dele tem três componentes distintos:

  • Corrente de carga de capacitância, natural do material sob ensaio;
  • Corrente de absorção dielétrica, que circula através do corpo do material;
  • Corrente de fuga através do isolante, a qual tem dois componentes importantes, um significando fuga através da superfície do material e outro do próprio isolante.

Com base nesses fatores o megômetro traz uma leitura precisa dos valores de resistência dielétrica do material isolante.

Nos equipamentos das subestações que possuem uma classe de tensão de 15 kV, o ensaio pode ser realizado com a tensão de 5 kV ou 10 kV do Megômetro. Deve ser adotado um cuidado especial ao realizar o ensaio no enrolamento de baixa tensão do transformador, pois nesse caso deve ser utilizada a menor tensão do equipamento, geralmente 500 V.

Possuímos experiência em manutenção de instalações elétricas, com a utilização de equipamentos aferidos para medição e segurança, garantindo o cumprimento de prazos, qualidade de serviço e a geração de toda a documentação para comprovação da manutenção, ARTs, memoriais descritivos e certificados de calibração dos equipamentos.

Entre em contato:(41) 3319-8307