Estudos de proteção, coordenação, seletividade e sensibilidade

Os estudos de proteção são itens importantes em todos os projetos elétricos, sendo exigidos pelas concessionárias nos projetos de entradas de energia com medição em média tensão e transformação acima de 300 kVA.

Eles avaliam e calculam os níveis de curto circuito das instalações elétricas, possibilitando um correto dimensionamento dos equipamentos, inclusive o sistema de aterramento.

Esses estudos visam garantir a coordenação entre os elementos de proteção, fusíveis, disjuntores, elos fusíveis e religadores das concessionárias, assim como a seletividade, de forma que apenas o dispositivo imediatamente próximo à falta ou ao curto-circuito desarme quando necessário, preservando o restante da instalação em funcionamento. Ainda, visa garantir a sensibilidade do sistema, provendo a atuação dos dispositivos de proteção quando houver qualquer falha, evitando energizações de estruturas indevidas e acidentes que podem ser fatais.

Os sistemas de proteção em média tensão são usualmente compostos por disjuntores acionados por relés eletrônicos de proteção secundária multifuncionais. Tais relés devem ser parametrizados de forma a possibilitar a segurança das instalações, bem como o impedimento de falhas na rede da concessionária originadas por defeitos nas instalações consumidoras.

Os cálculos de curto-circuito e proteção têm seus parâmetros definidos por normas e procedimentos nacionais e internacionais, mas cada concessionária de energia tem autonomia para exigir que os sistemas de proteção conectados às suas redes de distribuição possuam as características, intertravamentos e funções de proteção que acharem necessários. As funções mais comuns são ANSI 50/51, 50N/51N, e quando existir paralelismo momentâneo 67 e 32.

Por isso é extremamente interessante que o projetista tenha familiaridade com as normas e padrões seguidos pela concessionária onde deseja aprovar o projeto de entrada de energia.

Possuímos experiência na aprovação de projetos e acompanhamento técnico em diversas concessionárias do país, a exemplo da COPEL, CELESC, CPFL, ENERGISA, CEEE e CEMIG, incluindo sistemas de proteção completos, desde sistemas de transformação simples e com geração própria, em paralelismo com a concessionária.

Entre em contato:(41) 3319-8307