Projeto de sistema de aterramento, resistividade aparente, tensão de toque e tensão de passo

Toda instalação elétrica de média e baixa tensão para funcionar com desempenho satisfatório e ser suficientemente segura contra o risco de acidentes fatais deve possuir um sistema de aterramento dimensionado adequadamente para as condições de cada projeto.

O sistema de aterramento é imprescindível para a segurança das instalações elétricas de qualquer empreendimento, sendo regulamentado conforme suas características, segundo as normas adequadas que determinam as formas de dimensionamento, instalação e propriedades dos materiais. As principais são:

  • ABNT NBR 5410:2008 – Instalações elétricas de baixa tensão;
  • ABNT NBR 14039:2005 – Instalações elétricas de média tensão de 1,0 kV a 36,2 kV;
  • ABNT NBR 5419:2015 – Proteção contra descargas atmosféricas;
  • ABNT NBR 15751:2013 – Sistemas de aterramento de subestações – Requisitos.

Os projetos de aterramento devem considerar sempre as tensões de passo e de toque, a resistividade do solo e a finalidade da malha de aterramento.

Possuímos experiência em projetos de sistemas de aterramento para todos os tipos de instalações em baixa e média tensão, com integração com os projetos de proteção contra faltas e curto-circuitos, medição, sistemas de proteção contra descargas atmosféricas (SPDA) e proteção de equipamentos eletrônicos.

Entre em contato:(41) 3319-8307