Cálculo de ATPV ou de energia incidente

ARC THERMAL PERFORMANCE VALUE (APTV) é o valor do desempenho térmico do arco elétrico. É a energia incidente em um material que resulta em transferência de calor suficiente para causar queimaduras de segundo grau em uma pessoa que esteja próxima.

A Norma Regulamentadora número 10 (NR10) exige que as vestimentas dos trabalhadores estejam adequadas às características da instalação elétrica, quanto à condutibilidade, influências eletromagnéticas e inflamabilidade. Essa NR também exige que as instalações tenham sinalizações de restrições de acesso quanto à utilização de equipamentos de proteção adequados. Para especificação dessas vestimentas é necessário determinar a energia incidente liberada por um arco elétrico durante uma falta na instalação elétrica. A norma americana IEEE 1584/2002 – IEEE Guide for Performing Arc-Flash Hazard Calculations determina quais são os parâmetros para o cálculo de energia incidente liberada por um arco elétrico e da distância segura de aproximação de determinada instalação sem vestimenta adequada.

O cálculo baseia-se nos níveis de corrente de curto-circuito no ponto de entrega, que variam em função das características do alimentador. Esses valores são fornecidos pela concessionária de energia elétrica. Igualmente são necessários os valores de impedância e os ajustes de proteção da instalação.
Com esse cálculo é possível avaliar a exposição ocupacional quanto ao risco de queimadura por arco elétrico dos profissionais que desenvolvem atividades laborais nos ambientes avaliados e, com isso, propor os Equipamentos de Proteção Individual (EPI) e Equipamentos de Proteção Coletiva (EPC) adequados para garantir a segurança dos trabalhadores.

Possuímos experiência em cálculos de energia incidente, ATPV e distância segura, garantindo o cumprimento de prazos e qualidade de serviço, promovendo uma pronta adequação às determinações das normas regulamentadoras e assegurando a segurança dos colaboradores.

Entre em contato:(41) 3319-8307