Projeto de Sistema de Proteção contra Descargas Atmosféricas (SPDA)

A necessidade de utilização de sistemas de proteção contra descargas atmosféricas é determinada conforme avaliação de risco descrito na ABNT NBR 5419:2015.


O SPDA deve ser projetado de forma compatibilizada com os projetos estruturais e arquitetônicos, visando a não sobreposição de estruturas, utilização otimizada de materiais e integração aos padrões estéticos e construtivos.

Os empreendimentos que possuem SPDA, além de terem suas construções civis, vidas humanas e de animas protegidas contra descargas atmosféricas, quando utilizam sistemas de supressão de surto e disjuntores diferenciais em conjunto, protegem também equipamentos eletrônicos de toda espécie.


O Sistema de Proteção Contra Descargas Atmosféricas é formado por subsistemas de captação, descidas e aterramento, assim como uso de DPS – Dispositivo de Proteção Contra Surtos.


Ele também pode ser importante para baixar os custos dos seguros dos empreendimentos, sendo em alguns casos exigidos pelas seguradoras.


Apresentamos soluções tanto em projetos como em laudos de conformidade de Sistemas de Proteção contra Descargas Atmosféricas, desde a avaliação de risco, verificando a real necessidade de sua implantação, até a realização de projetos com desenhos detalhados de instalação e compatibilização com projetos estruturais e arquitetônicos, memoriais de cálculo e descritivos.

Entre em contato:(41) 3319-8307