Projeto de Sistema de Proteção contra Descargas Atmosféricas (SPDA)

A necessidade de utilização de sistemas de proteção contra descargas atmosféricas é determinada conforme avaliação de risco descrito na ABNT NBR 5419:2015.

O SPDA deve ser projetado de forma compatibilizada com os projetos estruturais e arquitetônicos, visando a não sobreposição de estruturas, utilização otimizada de materiais e integração aos padrões estéticos e construtivos.

Os empreendimentos que possuem SPDA, além de terem suas construções civis, vidas humanas e de animas protegidas contra descargas atmosféricas, quando utilizam sistemas de supressão de surto e disjuntores diferenciais em conjunto, protegem também equipamentos eletrônicos de toda espécie.

O Sistema de Proteção Contra Descargas Atmosféricas é formado por subsistemas de captação, descidas e aterramento, assim como uso de DPS – Dispositivo de Proteção Contra Surtos.

Ele também pode ser importante para baixar os custos dos seguros dos empreendimentos, sendo em alguns casos exigidos pelas seguradoras.

 

PARA-RAIOS IONIZANTES

Os para-raios ionizantes são dispositivos ideais e modernos para a proteção de edificações contra descargas atmosféricas, operando através da emissão de íons que facilitam a formação de um canal condutor para o raio, direcionando-o de forma segura para a terra. A instalação de um para-raios ionizante, PDI, exige um rigor técnico e um planejamento detalhado para garantir a eficiência e segurança do sistema. Os projetos de para-raios ionizantes devem considerar um estudo aprofundado das características da edificação, localização geográfica e intensidade das tempestades, atendendo às normas internacionais, como a IEC 62305 e a NFPA 780, além da norma brasileira NBR 5419, principalmente para o gerenciamento de risco. Estas normas estabelecem diretrizes para uma instalação adequada, incluindo cálculos de proteção, escolha de materiais, assegurando que o sistema de para-raios ionizante ofereça uma proteção robusta e duradoura. Além das vantagens de segurança, a utilização de para-raios ionizantes também proporciona benefícios econômicos significativos, ao reduzir custos de instalação e quantidade de materiais. Portanto, a escolha de um para-raios como o PDI, associado a um projeto minucioso e uma instalação conforme as normas internacionais e brasileiras, é fundamental para uma proteção eficaz e economicamente vantajosa contra descargas atmosféricas.

Apresentamos soluções tanto em projetos como em laudos de conformidade de Sistemas de Proteção contra Descargas Atmosféricas, desde a avaliação de risco, verificando a real necessidade de sua implantação, até a realização de projetos com desenhos detalhados de instalação e compatibilização com projetos estruturais e arquitetônicos, memoriais de cálculo e descritivos.

Entre em contato:(41) 3319-8307